O que fazer com empregado desaparecido?
Se por um lado a empresa deve honrar o contrato de trabalho, por outro lado, o seu empregado também precisa fazê-lo.
Não obstante, em se tratando de afastamento sem data de retorno, decorrentes especialmente de benefícios previdenciários sem lastro com o trabalho, fica prejudicado o acompanhamento via sistema pela empresa, quanto a alta médica daquele empregado, por exemplo.
Assim, a alternativa mais segura é a convocação do funcionário, via correios.
E uma vez convocado o empregado ao trabalho, caso este não compareça impinge a empresa a faculdade de aplicação da penalidade máxima do direito do trabalho, qual seja, justa causa por abandono de emprego (no prazo de 30 (trinta) dias após a cessação do benefício previdenciário).
Mas, caso o empregado compareça compete a empresa submetê-lo ao exame de retorno ao trabalho, quando seu afastamento tenha se iniciado por razões médicas.
E se considerado inapto para a atividade originária, deve-se verificar uma função compatível e em sua ausência promover todo amparo ao trabalhador para obtenção de benefício por incapacidade, resguardando-se com toda a documentação médica do período contra eventual responsabilidade no caso de limbo jurídico.
No entanto, se constatada sua aptidão, competirá ao empregado a justificativa das suas faltas, podendo a empresa promover a despedida do empregado motivadamente, inclusive.
Cadastre-se e receba, em primeira mão dica valiosas para o seu negócio.
GOSTOU? Compartilhe, cadastre-se na nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo em primeira mão.
Sobre nós:
Nós estamos construindo uma nova geração de serviços jurídicos tecnológicos que melhoram a vida dos empregadores brasileiros. Queremos transformar a relação entre empresa e o profissional, contribuindo para o aumento de produtividade das organizações. Através do Modelo inovador, o Adviser Trabalhista, permite aos empreendedores que recebam conselhos legais quando precisarem, no modelo sob demanda. SAIBA MAIS.